quarta-feira, 8 de junho de 2011

Tecnologia auxiliará unidades de saúde

 
 
Uma das vantagens é o acesso à informações de pacientes

Lançado o programa de informatização que vai abranger toda a estrutura mantida pela Secretaria Municipal da Saúde. O ato ocorreu nesta segunda-feira (06/06) no saguão da prefeitura e contou com a presença de autoridades e profissionais da saúde.

A tecnologia vai permitir a interligação das esferas administrativas e operacionais da secretaria, que compreenderá desde o atendimento na unidade de saúde até as análises clínicas. Deste modo, cada terminal poderá acessar o histórico e informações do paciente oriundo de qualquer Estratégia de Saúde da Família (ESF), além de verificar a disponibilidade de medicamentos em estoque na farmácia.

A ferramenta vai melhorar o atendimento primário – unidades de saúde -, hospitalar e clínica, informa o secretário de saúde Jefferson Olea Homrich. Ele ressalta, que a informatização também vai interligar o hospital Ivan Goulart e as clínicas em um segundo momento. Com o sistema, produzido pela empresa Abase Soluções, torna possível o acesso aos serviços estadual e federal.

Para o prefeito Mariovane Weis a informatização sinaliza um investimento de R$ 144 mil com recursos próprios da administração. Em seu pronunciamento o prefeito destacou a implantação da tecnologia na melhoria da gestão. “Quando assumimos em 2005, toda a prefeitura mantinha apenas 54 microcomputadores. Hoje contamos com 1.400 distribuídos em todas as secretarias”, ponderou. Mariovane pretende ampliar o projeto a outros municípios como presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). “Em um segundo passo, através da Famurs, vamos disponibilizar a todos os municípios a fim de buscar a integração da saúde com outros municípios”.


Fonte: Decom PSB
Crédito foto: Carol Fornasier / Decom PSB
PREFEITURA DE SÃO BORJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário